Insatisfeita com as diretrizes de desenvolvimento do Android do Google Cyanogen pretende criar um fork do robozinho com loja de aplicativos própria. |
Imagem: Reprodução/Internet |
Parece que só modificar o Android já não satisfaz
A Cyanogen começou como apenas uma modificação da ROM do Android original para alguns aparelhos com a intenção de melhorar o desempenho dos dispositivos e de eliminar o “entulho” que algumas operadoras e fabricantes colocam nele.
Com a popularização da modificação a então CyanogenMod passou a se chamar apenas Cyanogen e produzir versões regulares dos Androids para mais e mais aparelhos e conseguiu até mesmo vir como padrão em alguns dispositivos no lugar do Android original, entretanto, parece que esta parceria entre a Cyanogen e o Google está um pouco desgastada pelo olhar de Kirt McMaster, CEO da Cyanogen.
Segundo ele a Google não deixa o Android tão aberto quanto poderia o que impede que determinados recursos possam ser acessados e melhorados, segundo ele o acesso ao “núcleo” do Android somente o Google tem e é por isso que aplicações de terceiros não conseguem usar recursos como o Google Now e seus comandos de voz a não ser os apps do Google.
A ideia inicial da Cyanogen é criar um fork do Android, o Google permite isso, a licença open source do Android permite isso, mas o que o Google não permite é que seus aplicativos rodem em sistemas forkeados, ou seja, um possível Cyanogem ROM independente do Google não poderia trazer a Google Play, Gmail ou qualquer outro App do Google, o que dificulta um pouco as coisas.
Mesmo assim o CEO da Cyanogen se mostra otimista e cogita a possibilidade de criar uma loja de Apps própria, desta forma gerando mais receita para a empresa.
E você leitor, o que achou da declaração, você acha que a Cyanogen produz um Android mais bem acabado do que o Google? Deixe sua opinião nos comentários.
engetec.it
terça-feira, 3 de março de 2020