Teoricamente, o Whatsapp deveria funcionar pelo nativefier com o comando padrão, porém, as vezes é possível se deparar com uma mensagem de erro dizendo que o Whatsapp funciona com Google Chrome 49 ou superior.
Para resolvermos este problema, é necessário injetar um código javascript no momento da criação do webapp, que será responsável por burlar este erro e inicializar o aplicativo mesmo assim. Para isso, primeiramente temos que criar um arquivo com a extensão .js e dentro inserir o seguinte código:
if (document.body.innerText.replace(/n/g, ' ').search(/o whatsapp funciona com.*para utilizar o whatsapp.*atualize/i) !== -1)navigator.serviceWorker.getRegistration().then(function (r) { r.unregister(); document.location.reload() });
O que este código faz é procurar pela mensagem de erro, e caso seja encontrado, ele atualiza a página pulando o service worker, fazendo o aplicativo funcionar normalmente. O nome do arquivo pode ser qualquer um, mas para facilitar o procedimento deste tutorial, irei nomeá-lo de fix.js.
Feito isso, basta abrir o terminal na pasta onde você quer armazenar os arquivos do webapp, e inserir o seguinte comando:
nativefier --name “Whatsapp Web” --inject “caminho para o arquivo fix.js” https://web.whatsapp.com
Dentro do parâmetro –name você pode alterar para o nome que preferir, e no parâmetro –inject é necessário colocar o caminho completo de onde está o arquivo. Uma maneira mais simples de fazer isso é simplesmente arrastar o arquivo fix.js para dentro do terminal.
E pronto! O seu Whatsapp Web estará funcionando normalmente.