Se você está no negócio de computação onde a segurança dos dados e disponibilidade são cruciais em todos os momentos, as chances são que você já pode ter encontrado ou até mesmo trabalhou com RAID. O que é RAID? Não é uma coisa viva, mas é tornou-se bastante popular e seriamente vital em muitas organizações com múltiplos usuários em diferentes locais ou até mesmo usuários domésticos acessam várias imagens ao mesmo tempo. RAID é um acrônimo para Redundant Array of Independent Disks ou às vezes referidos como Matriz Redundante de Discos Baratos. Este último foi cunhado principalmente para ilustrar a capacidade de melhorar o desempenho geral de computação e segurança de dados usando vários discos de baixo custo.
A fim de descer para os diferentes profissionais de eficiência e contras de vários níveis de RAID, é mais adequado estabelecer alguma clareza a muitas terminologias RAID. Striping é a forma como os dados são distribuídos e escrita para os vários discos que serão criados em conjunto, quer por em nível de byte ou em nível de bit. Espelhamento é o processo pelo qual os dados escritos para o outro disco é copiado para os outros discos, simultaneamente, criar uma réplica redundantes do outro. Paridade por outro lado é usar junto com striping e é procedimento computacional que permite que a matriz na determinação do que a informação tem de ser armazenado em qual disco.
Níveis padrão
Dependendo da prioridade do usuário, existem níveis de RAID que podem ser configurados para dar mais ênfase em algumas decisões organizacionais e de negócios cruciais para o funcionamento, como o aumento de desempenho de computação, segurança de dados, disponibilidade de dados e capacidade de armazenamento de dados.
RAID 0 Esta matriz é usado principalmente por usuários que pagam mais para computação de alto desempenho. O ditado que diz que "duas cabeças pensam melhor que uma" vale para este set-up. Ele permite, mas não oferece espelhamento ou redundância no processo. O aumento de desempenho é possível com a forma como os dados são armazenados e dividida em vários discos na matriz. Isso faz maravilhas para aqueles no olhar para fora para acelerar a leitura e gravação de computação funcionalidade.
RAID 1 Esta configuração oferece nenhuma listagem mas permite o espelhamento no processo. Como os dados são escritas de forma idêntica em vários discos da matriz, há uma possibilidade muito pequena de perda de quaisquer dados, mesmo se os outros discos falhar no processo. No entanto, o desempenho é um pouco comprometida em relação ao RAID0 matriz como o processo de gravação de um único disco pode demorar um pouco mais de tempo em relação a tê-los divididos em vários discos.
RAID 2 Ele é implementado através da divisão de dados no nível de bits e espalhando-o sobre discos de dados designados e discos de redundância. Os bits redundantes são calculados usando códigos de Hamming, uma forma de código de correção de erros (ECC).
RAID 3 Esta matriz é set-up onde striping está em um nível de byte e com disco de paridade dedicada. Isto significa que cada arquivo é dividido entre as unidades listradas igualmente, byte por byte, e é isso que o torna excepcional, pois permite a leitura de cada byte simultaneamente em unidades diferentes.
RAID 4 Esta matriz set-ups um striping em nível de bloco e deixando de lado um disco para paridade dedicado). É semelhante ao RAID 5, exceto que ele confina todos os dados de paridade para um único disco que pode ter um impacto negativo sobre o desempenho de velocidade. No entanto, a detecção de erros é conseguida através de paridade dedicado que é armazenado numa unidade separada de disco único.
RAID 5 Este é set-up permite que o striping nível de bits e cálculo de paridade distribuída. Isto é tem sido a mais popular do set-up entre os primeiros set-ups mencionados, pois oferece os benefícios de RAID3 e RAID4 mas sem a experiência gargalo causado por uma paridade computação dedicado em um único disco.
RAID 6 Esta configuração oferece a segmentação de nível de bit e double cálculo de paridade distribuída. Isto significa também mais caro em arrays de disco como você teria que disponibilizar dupla quantidade de discos. Através da placa oferece um desempenho razoável, mas um pouco menor do que o que RAID5 permite. Pode caro, também.
Aninhada (Hybrid) RAID
Há também são matrizes que empregam as combinações de níveis de RAID padrão anexando ambos os números de níveis RAID padrão antes e depois de um "+", como 0 + 1.
RAID 0 + 1: Refere-se a segmentação de dados em conjuntos espelhados. Embora este tornou-se mais complexo para usuários comuns, isso permite que a tolerância a falhas e desempenho melhorado.
RAID 1 + 0: Refere-se a espelhamento de dados em um conjunto listrado.
RAID 5 + 1: Refere-se ao set-up com o conjunto listrado espelhado e com paridade distribuída.
As descrições acima e explicações set-up não são o tempo todo aplicável a usuários low-end e não podem sequer ser compreensível para alguns profissionais de computação de alto desempenho. No entanto, sabendo que existem possíveis soluções de disco para suas necessidades de computação é sempre uma peça de informação útil.
RAID Resultados do teste vs. Single Drive: