A partir do ano que vem o processador Qualcomm Snapdragon 810 deve substituir as versões 801 e 805 na maior parte dos smartphones e tablets Android. Com a troca, melhorias de desempenho e novas funcionalidades devem ser adicionadas aos dispositivos. Confira abaixo 3 novos recursos para esperar do Android em 2015:
1. Gravação de áudio sem ruídos
Um novo algoritmo construído no processador funciona com três microfones no dispositivo que permite ao usuário gravar seletivamente o áudio desejado, esteja ele à frente o ao lado, eliminando barulhos externos. Ele funciona de maneira parecida com microfones direcionais e zoom e trabalham em gravações de vídeo, permitindo captar áudio em um campo estreito. A Qualcomm diz que a tecnologia também pode ser utilizada para melhorar o som nas chamadas viva-voz, capturando apenas o alto-falante e não o ambiente em que estão.
2. Streaming sem fio de vídeos 4K
Alguns smartphones já são capazes de gravar e exibir vídeos 4K, mas em 2015 será possível também transmitir sem fio esse conteúdo a uma TV 4K. O vídeo é transmitido usando a tecnologia sem fio de curto alcance 802.11ad da Qualcomm que funciona na banda de 60GHz - o ganho é na transferência de dados de 4-6Gbps. A largura de banda extra vai possibilitar que o usuário transmita um vídeo 4K a partir do seu telefone ou tablet para a TV com praticamente nenhum atraso.
3. Zoom de qualidade
Apesar de as resoluções mais altas terem ajudado a melhorar o zoom digital, perde-se qualidade ao aproximar muito a imagem. Uma tecnologia desenvolvida pelo Corephotonics usa duas lentes diferentes – uma grande angular e uma teleobjetiva especial- em conjunto com algoritmos que oferecem zoom óptico de 3x contínuo para fotos e de 5x para vídeos. O sistema mescla imagens das duas lentes separadas, formando uma imagem mais nítida, não importa o quanto o zoom seja aumentado. O resultado são fotos com mais detalhes e menos desfocadas do que se vê hoje.
O Snapdragon 810 também vai oferecer recursos como segurança de hardware para impedir o roubo do dispositivo, gráficos com qualidade de consoles em jogos, melhor som surround com tecnologia Dolby Atmos, reconhecimento de voz mais inteligente e conexões LTE e redes Wi-Fi mais rápidas. Não há garantias de que todos os recursos estejam disponíveis nos smartphones, já que cada fabricante pode escolher as funcionalidades nas quais deseja se focar.
Via
The Verge
engetec.it
segunda-feira, 15 de dezembro de 2014