Computadores modernos são mais confiáveis que os de antigamente. Eles dificilmente quebram ou dão problema a menos que você faça alguma coisa de errado. Mas mesmo assim não significa que são infalíveis, já que equipamentos podem não funcionar e uma placa na garantia infelizmente ainda pode acabar quebrando.
É para garantir que o seu PC está completamente seguro e funcional que existem os testes de stress, que podem garantir um tempo de vida útil maior para o seu equipamento, já que eles muitas vezes encontram problemas que podem ser resolvidos antes que se tornem algo crítico.
Por isso, se você está com um computador novo ou pretende utilizar o seu por muito mais tempo, a melhor coisa a se fazer é seguir esse guia que nós do Superdownloads preparamos para você garantir a estabilidade em seu sistema. E não se preocupe, pois são testes fáceis e seguros. Tudo o que você vai precisar é baixar alguns programas gratuitos que vão simular os piores cenários possíveis para o seu PC e ver se ele realmente aguenta tudo o que o fabricante diz.
Além disso, essa é uma ótima oportunidade para você ver se precisa trocar a placa gráfica, adicionar coolers ou até mesmo se pode fazer um overclock da sua máquina. Vamos ensinar nessa matéria a fazer um teste de stress no processador do PC, obrigando ele a trabahar no seu limite.
Importante: não se preocupe, pois o máximo que pode acontecer durante os testes é o PC desligar por superaquecimento. Lembre-se também de desligar o programa e esperar a temperatura cair para pelo menos 40 graus antes de iniciar outro teste.
Preparativos importantes
Antes de mais nada, você precisa baixar um programa que faça a leitura da temperatura de seu computador antes e durante os testes. Você só precisa de um, mas nós oferecemos quatro opções muito boas para você. Confira:
Uma ferramenta simples que auxilia você a monitorar o hardware do PC. Ele executa a verificação dos sensores térmicos e informa a temperatural em tempo real. Basta instalá-lo em sua máquina e executar o programa para ele começar a funcionar.
Possui a mesma função do programa anterior, porém com uma ligeira vantagem: não é preciso fazer instalação. Basta executar o programa e iniciar a leitura do PC.
Mais uma alternativa para você. Esse também não precisa de instalação e oferece os resultados de maneira satisfatória, porém bem resumida.
Esse programa se diferencia porque, além de fazer a leitura da temperatura do computador, você também pode utilizá-lo para alterar a velocidade dos ventiladores internos (os "coolers"). Se quiser, pode aprender mais com a nossa matéria sobre
como monitorar a temperatura e velocidade dos coolers no PC.
Leve em consideração que todos esses aplicativos são úteis e podem ser utilizados em conjunto enquanto você faz os seus testes. Então uma boa alternativa é baixar todos eles (ou pelo menos dois) para uma garantia de melhores resultados.
E agora chegou a hora de baixar os programas que vão testar a sua máquina ao extremo!
Que comece o stress
Calma, você não vai pedir pro seu computador ir trabalhar 15 horas por dia, pegar ônibus lotado e ouvir reclamações da família quando chegar em casa. Felizmente, é muito mais simples estressar uma máquina.
Agora que você já baixou os programas auxiliares, lembre-se de fechar todos os outros programas e deixar abertos somente os de medição de temperatura. Depois, você pode usar um dos programas abaixo:
Esse programa é muito útil, pois estressa o computador até o limite, sem se importar com tempo de teste. O lado ruim é que ele não oferece muitos dados após a execução das tarefas, mas é muito útil para quem deseja ver a máquina chegar ao limite.
Assim que abrir o programa, clique em "Just Stress Testing".
Depois, basta clicar em "OK" para iniciar o teste.
Para parar, clique em "Teste" e depois em "Stop...".
Esse faz o teste por tempo, por isso selecione os minutos (ou horas) que deseja deixar o computador sofrendo com o superaquecimento.
O lado bom desse programa é que ele mostra a temperatura enquanto realiza os testes.
Outro ponto positivo é que você pode ver a pontuação do seu PC e comparar com resultados online para ver se o seu computador está dentro dos padrões comparados com máquinas do mesmo tipo que ele.
Muito interessante, esse programa faz o teste uma quantidade determinada de vezes (o normal é de 20) e assim faz um relatório do tempo que levou para o seu computador "aguentar o tranco" que o aplicativo criou.
Mais uma vez, você pode utilizar todos esses programas para garantir testes mais precisos. Porém, no caso desses, utilize um por vez.
Mas e aí, o que isso significa?
Esses testes forçam o computador ao máximo como nenhum outro programa vai fazer. Por isso, se a sua máquina não desligar com testes no máximo significa que o seu computador pode aguentar um jogo bem pesado sem problemas.
Porém, não é só o desligamento do PC que indica algum problema. Veja se a velocidade dele vai cair também quando superaquecido ou se algum erro vai aparecer na sua tela. Confira os relatórios oferecidos por cada programa.
Existem muitas coisas que podem causar problemas de aquecimento, mas existem três básicas e que você pode descobrir com testes bem simples:
Cooler não está dando conta: o comptuador aquece e a velocidade do cooler não é suficiente para dissipar o calor. Veja se você está utilizando o notebook em cima de algum pano ou se as saídas de ar estão tampadas. Se você utiliza um computador de gabinete, tente retirar a capa de proteção metálica do PC (mas somente se você souber o que está fazendo) e veja se ele passa a esquentar menos. Comprar um cooler melhor também ajuda;
Sujeira: muita gente se esquece, mas é preciso limpar o computador. Cuidado, não vá passar o aspirador de pó ou sair esfregando ele com uma esponja de aço. Veja apenas se há sujeira acumulada nas saídas de ar e retire com um pano sem fiapos. Ou então mande para uma loja especializada para realizar essa tarefa;
Fonte: outro problema muito comum é a fonte não dar conta e não haver nada de errado com o computador. Veja se a tomada em que ele está ligado não está sobrecarregada.