Sua mãe preparou uma feijoada deliciosa? O barista desenhou um coração fofo no seu cappuccino? Aquela cervejinha na praia está estupidamente gelada? Ótimo! Aproveite e concentre-se no sabor, e não no filtro de Instagram que seria perfeito para a foto. Por mais fotogênica que possa ser sua comida ou bebida, quem estiver vendo a foto não vai poder apreciar a experiência da mesma forma que você. E quando a comida não for tão fotogênica assim, aí mesmo é que você deve guardar a câmera na bolsa!
O amor é lindo?
Não há nada melhor do que amar e ser correspondido, e é uma delícia exibir para o mundo o quanto você está feliz com seu par. Mas tenha muito cuidado com as declarações públicas de afeto: elas podem irritar seus amigos, sua família e até mesmo sua cara-metade se você não souber controlar a dose. É normal sentir vontade de mostrar para todo mundo que você está amando, mas evite clicar e publicar cada passo do casal nas redes sociais. Respeite a privacidade do seu amor e a paciência dos outros. Guarde sua paixão para as quatro paredes! Fotos de pés
Quem nunca tirou uma foto dos pés com um cenário paradisíaco ao fundo? Esse ângulo, antes incomum em fotos particulares, é perfeito para mostrar como você está curtindo as férias, de "pernas para o ar" em uma praia, uma piscina ou deitado em uma espreguiçadeira -- geralmente enquanto todos estão trabalhandoem um dia de semana. Apesar de parecer divertida a ideia, pense duas vezes antes de publicar. Em vez de causar inveja nos seus amigos, pode é deixá-los irritados com seu exibicionismo. Ou mesmo com nojo, se seus pés não estiverem em seu melhor momento. Foto no trânsito
Ultimamente, ficar parado no meio do engarrafamento tem sido menos tedioso graças ao celular com internet. Mas só para quem está parado no trânsito, e não para quem o segue no Facebook, no Twitter ou no Instagram. Nos horários de pico, virou moda contar para o mundo sobre todos os pontos de engarrafamento da cidade. Para completar, os "boletins de tráfego" muitas vezes vêm acompanhados de fotos dos carros da frente ou do próprio motorista fazendo cara de aborrecimento. Se o engarrafamento deixa você entediado, imagina quem não está preso nele!
#PartiuAcademia
Outra febre atual é postar fotos fazendo exercícios físicos. Quanto mais próximo do verão, mais fotos de gente fazendo musculação, correndo, andando de bicicleta ou mesmo apenas fazendo pose de frente para o espelho da academia. Apesar de ser uma boa forma de acompanhar as transformações no corpo e receber incentivos dos amigos a continuar correndo atrás da saúde, tente não exagerar nas imagens, principalmente se estiverem acompanhadas das famigeradas hashtags motivacionais, como #PartiuAcademia e #FocoForçaFé. Força é o que as pessoas precisam ter para aguentar mais uma foto sua na academia! Look do dia
Tirar autorretratos o tempo todo, especialmente mostrando a roupa que você está vestindo, é outro tipo de foto que pode virar alvo do "block" de seus amigos. Mesmo que você tenha um senso de estilo muito apurado e seja referência de elegância e bem vestir entre seus colegas, tente não tirar fotos a cada troca de roupa. As pessoas que veem as imagens eventualmente cansarão de tanta exposição, consumismo e vaidade. Você pode acabar aparecendo para os seus amigos como a "loka do dia".
Reflexo no espelho
Fotos tiradas na frente do espelho podem parecer artísticas na teoria, mas na práticaquase sempre são um desastre. Conhecidas internacionalmente como "selfies", os autorretratos tirados no espelho não têm outra função além de enaltecer a si mesmo em um ambiente nada interessante. Se você quiser turbinar sua foto de perfil, peça a alguém para tirar uma foto sua com um fundo bonito ou neutro. Fotos de espelho geralmente têm como plano de fundo um quarto bagunçado, um banheiro cheio de toalhas penduradas e, às vezes, até mesmo alguém sentado no vaso sanitário. Nem um pouco atraente, não é mesmo? Fotos de seu bicho de estimação
Quem não ama animais, bom sujeito não é. No entanto, nem por isso você precisa tirar e postar na internet milhões de fotos do seu cachorro, gato, papagaio ou periquito. Fotografar animais geralmente resulta em imagens engraçadas ou ternas, que ganham vários likes e comentários apaixonados. Mas tudo tem um limite. Não é necessário fotografar seu pet em cada ângulo, fazendo cada pequena coisa que você acha divertida ou fofa. Nem todo mundo gosta do seu bicho de estimação tanto quanto você!
"As fotos da festa ficaram ótimas"
Uma das regras de etiqueta mais importantes e, ao mesmo tempo, menos seguidas pelos internautas é a discrição na hora de postar fotos de festas. Desde seu chefe, passando pela sua avó, qualquer pessoa tem acesso à internet e pode julgar sua personalidade baseada nas fotos que aparecem em seu perfil. Portanto, tente não publicar nada que possa comprometer sua reputação e a de seus companheiros de festa. Para evitar a ressaca moral, configure sua conta para que, antes de "marcarem" você em fotos enchendo a cara ou pegando aquela baranga, seus colegas precisem pedir autorização.
"Meus momentos"
Você fez a viagem dos seus sonhos? Nasceu seu filho? Casou? Em ocasiões especiais, é claro que seus amigos vão querer ver fotos suas, e compartilhar sua felicidade com eles é essencial. Mas cuidado para não passar da linha na hora de publicar suas imagens. Não é preciso subir dezenas, centenas ou milhares de fotos sobre o mesmo assunto, as mesmas pessoas e a mesma paisagem! Selecione as melhores imagens e publique apenas as principais. Assim, todos terão um gostinho da sua experiência sem poluir a "timeline" de ninguém.